AEGEE

A AEGEE (Association des Etats-Généraux des Etudiants de l'Europe / European Students' Forum) é uma associação de estudantes que promove a cooperação, comunicação e integração entre os jovens europeus. A AEGEE congrega, actualmente, mais de 13 000 membros, distribuídos por mais de 200 cidades universitárias em 40 países europeus, o que a torna a maior associação multidisciplinar de estudantes no espaço europeu. Trata-se de uma organização não-governamental, laica, sem filiação político-partidária e sem fins lucrativos, que tem como objectivos principais:

Esta associação procura ultrapassar divisões nacionais, culturais e étnicas encorajando a mobilidade dos seus membros, estimulando debates e organizando projectos comuns. Funciona, ainda, como um meio de aprendizagem informal, com vista ao desenvolvimento pessoal e profissional dos seus membros.

Summer Universities

Um dos grandes objectivos da AEGEE sempre foi o de promover a Integração Europeia. Com este objectivo em mente nasceu em 1988 o projecto Summer University (SU).

AEGEE Porto
Summer University do Porto, Agosto 2011

Uma SU, tal como o nome indica, é um curso que ocorre todos os anos durante o verão e dura entre uma a quatro semanas. Cada Verão, mais de 120 delegações locais da AEGEE participam neste projecto com SU's a ocorrerem em cerca de 110 cidades diferentes espalhadas por toda a Europa.

Este projecto é coordenado inteiramente pelos jovens membros da AEGEE a título puramente voluntário de onde os temas vão desde puramente academicos, tal como cursos de línguas, até actividades multi-culturais. Por isso, os participantes podem -por exemplo- tornar-se familiares com a cultura italiana, cozinha francesa, mitologia grega ou mesmo aprender a velejar, frequentar um curso de fotografia na Turquia ou fazer caminhadas nos bosques da Eslovénia.

Explorar e compreender a dimensão multicultural do continente europeu, eliminar estereótipos e promover a tolerância são apenas algumas das razões porque 20 a 40 jovens vindos de toda a Europa se juntam em cada SU.

Ao escolheres participar numa SU e de passares as tuas férias de verão noutra parte da Europa, é-te dada a oportunidade de conheceres a cultura de outros países de uma forma única! Para isso entra no site das SU's (www.aegee.org/su), segue as instrucções e candidata-te!

Depois, é só esperares que começe o melhor verão da tua vida.